16 de set. de 2012

Redescobrindo o Rio - Santa Teresa

Existe coisa mais gostosa do que "redescobrir" a sua cidade? Olhar de uma maneira diferente, com maior curiosidade. Esse fim de semana tive a oportunidade de fazer um desses passeios: explorar Santa Teresa - O Parque das Ruínas, Museu Chácara do Céu (que fica ao lado) e terminar o dia com um delicioso almoço no restaurante Espírito Santa.

Um pouquinho sobre Santa Teresa: um bairro charmoso, com um ar bucólico. Por conta de toda a sua riqueza arquitetônica, é um dos preferidos pelos artistas.

A primeira parada foi o Parque das Ruínas: O  Centro  Cultural  Parque das  Ruínas  foi   a casa da grande mecenas da Belle Époque carioca, Laurinda Santos Lobo. Conhecida   como a “marechala da elegância”, Laurinda reunia intelectuais  e artistas  nas  magníficas  dependências do palacete, e hoje é um dos mais belos  projetos premiados  do  arquiteto Ernani Freire, que manteve a estrutura das ruínas, agregando contemporaneidade à  casa. Possui  uma  das  mais belas vistas da cidade. Embora a vista panorâmica da cidade seja o grande foco de quem vai ali, ainda é possível imaginar o tempo  em  que  tanta beleza era moldura  para a efervescência cultural daqueles salões, onde Heitor Villa-Lobos e outros grandes artistas de sua geração eram presenças constantes. 


Próxima Parada: Museu Chácara do Céu (Fundação Castro Maya). É impressionante perceber que temos um museu com uma diversidade tão grande em seu acervo. O mais mágico é que podemos ficar bem pertinho de obras como Di Cavalcanti, Djanira, Portinari. Além disso a magnífica biblioteca - com mais de 8.000 títulos - alguns deles a primeira edição, está a disposição. É só contatar a bibliotecária e agendar um horário. Podemos tirar fotos das obras - sem flash. Reuni um pouquinho das centenas de fotos que tirei do local.



E, como ninguém é de ferro, finalizando com um almocinho, básico. Paramos no Espírito Santa - com sabor de Brasil; mas outra excelente pedida também é o Restaurante Aprazível. 



Espero que tenham gostado das dicas! Um roteiro que foge das praias, mas nos encanta com a beleza da Cidade que SEMPRE será Maravilhosa.

Bisous!


8 comentários:

  1. nossa!! nunca fui em ST... se vc quiser eu deixo vc me levar para conhecer, tudo bem? :) lindas fotos! :-)

    ResponderExcluir
  2. Querida Gabby,
    Parabéns pela inciativa ! O blog vai ser um suceeeeessooooo ! Está lindo.... Vá em frente !
    Bjs,
    Cecilia

    ResponderExcluir
  3. O nome é espetacular, principalmente para mim que j'aime le français.
    Desejo toda felicidade para a Gabby na sua nova atividade.
    E como ela diz: Bisous!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns para a nossa Gabby! Sucesso e muita ,muita alegria de viver! Bjs
    Leny Costa de Assis

    ResponderExcluir
  5. Muito bom, Gaby! Esperamos te-la em outros encontros! Muito sucesso! O passeio a ST foi ótimo, voltamos a nos enamorar de nossa cidade!
    bjks
    maria luiza

    ResponderExcluir
  6. Minha amiga: só hoje estou lendo os e-mails; que ótima surpresa! A Gabrielle com um blog! sensacional! Não pude fazer o passeio com vocês, mas pude imaginar tudo o que fizeram . Realmente foi muito agradável.
    Beijos . Oliaura.

    ResponderExcluir
  7. Alô, Gabrielle:

    Que agradável acréscimo o "Petit (Grand?) Ensemble" traz ao 'mundo virtual'. Nós, os habitantes da WEB, desde já, agradecemos. Pisc* - Parabéns & Sucesso!

    O teu espaço está muito elegante: clean de supérfluos e carregado de significâncias. Quando a Sta. Têresa: Mais linda ficou sob as tuas lentes. É um convite ao retorno ou a programar uma visita para conhecê-la.
    Enfim, o Blog está um "petisco"! (influência das comidinhas do "Espírito Santa" - risos)!

    E, como um requinte a mais, eu não poderia deixar de mencionar: Belo corte, belos enquadramentos e Linda Autora!

    Boa Sorte!
    Bjo Norma♥

    ResponderExcluir
  8. Oi, Gabby!! Passei aqui para retribuir a visitinha que vc nos fez no Chá e, como o seu cantinho ainda é "bebê", pude ler todos os posts e gostei muito!! :) Já tô te seguindo tbm...

    Beijocas,

    Beta

    chamaluco.blogspot.com

    ResponderExcluir